Em 2020, o Cine Tornado Festival completa sete anos compondo curadorias que aproximam expressões locais e globais da sétima arte, estimulando a criatividade de novas linguagens e gêneros no cinema. O importante para nós é gerar conhecimento e fortalecer redes de relações a partir de filmes sociais. O caráter nacional e internacional é a base para a circulação de saberes e para a ampliação dos modos de pensar e fazer cinema e sociedade.
Festival de filmes feito no e do Brasil para o mundo, com parcerias inovadoras que viabilizam a arte, a ciência e o respeito no cotidiano das pessoas.
IDEALIZAÇÃO/DIREÇÃO GERAL/CURADORIA GERAL
Eveline Stella de Araujo, jornalista, Me. em Antropologia Social e PhD em Saúde Pública, realiza mostras de filmes desde 2014. Como Mostra de Filmes Solidários (em Curitiba); Festival Curta Sapo (em São Paulo); Mostra de Cinema Arte e Política Reloaded? O Direito à Cidade (em Portugal; Mostra Religiosidades de Filmes Etnográficos (em Portugal); Mostra de Filmes do Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente (em São Paulo) entre outros.
Equipe:
Roderick Steel, doutorando em Cinema na Escola de Comunicação e Artes da USP, integra a equipe de curadoria dos filmes e vídeo-arte a partir de 2015 e também responsável pela produção dos catálogos.
Julia Rian, fotógrafa e escritora, responsável pelas mídias sociais, em 2018 e Juri externo desde 2019.
Pricila Rissmann, Engenheira, coord. de Mídias Sociais em 2019.
Avaliadores externos em 2019: Julia Rian, Gabriela Peixoto, Tamires Mazurega
EIXOS DE PRODUÇÃO:
A programação atende a quatro eixos básico:
1) exibição de acervos digitalizados (parceria com os centros de memória), estimulando a divulgação de filmes restaurados e digitalizados;
2) difusão de produções decorrentes de pesquisa científica (parceria com os centros de pesquisa)
3) incentivo na circulação da produção de cine-escola, oficinas de cinema, jovens realizadores independentes e primeiro filme.
4) produção de narrativas sociais a partir de filmes proveniente de vários lugares e em diferentes linguagens: ficção, etnoficçãoo, docfic, documentário, animação, montagens, clips e filme-arte.